Café em pratos salgados: saiba como utilizar

O uso dos grãos de café para fortalecer pratos salgados na cozinha não é comum. Mas, essa mistura de sabores pode resultar em um prato gostoso, diferente e inesquecível.

Com um sabor intenso e um cheirinho maravilhoso, o café é indispensável para o dia a dia da maioria das pessoas, mas não é muito comum vermos ele como ingrediente em pratos salgados. Preparar refeições com café não é uma tarefa simples, mas pode ter um resultado surpreendente. Separamos algumas dicas para vocês darem esse passo ousado na cozinha. Vem ver!

  1. O primeiro passo e mais básico para utilizar o café em suas receitas é preparar um concentrado de café. Use uma proporção de 3 colheres de sopa de pó de café para 1 copo de água. Ao colocar no filtro, assente bem o pó para não ficar compactado. A água fervente deve ser passada de forma lenta e bem distribuída, e depois basta recolher o café e utilizar em seus pratos favoritos!
  2. Uma vez que o café é utilizado já preparado, evite cozinhá-lo muito, pois isso pode trazer algum tipo de amargura para o sabor. O melhor é sempre incluí-lo na finalização dos pratos.
  3. Pense bem em qual receita utilizar o café. Veja se ele casa bem com os outros ingredientes, para que os pratos fiquem saborosos e não cause uma estranheza no paladar de quem está experimentando. Queijos, pimenta e destilados são ótimos parceiros.

Alguns exemplos de pratos que ficam incríveis com café: Filé de frango com molho de café; Ravióli ao molho de café; escalopes de filé mignon ao molho de café.

Gostaram das dicas? Aproveitem para testar, utilizar o café em pratos salgados e ousar muito na cozinha!

Fique de olho no nosso site para receber mais dicas!

Siga o Café do Porto nas redes sociais:

facebook.com/cafedoporto

instagram.com/cafedoporto95