Dicas para o café perfeito

Dicas para o café perfeito

O café perfeito não é um sonho distante. Separamos alguns macetes muito importantes para serem lembrados na hora de fazer o nosso querido cafezinho:

  • Usar água filtrada ou mineral. O tipo de água usado é muito importante, e a água de torneira pode conter partículas sólidas que vão alterar o gosto do café. Por isso, recomendamos a água do filtro ou a mineral.
  • De preferência e se for possível, moer os grãos na hora que for fazer a bebida. O pó de café recebe muita influência do ar, da umidade, e do calor, fazendo com que perca a sua qualidade, então moer na hora fará com que o seu sabor seja conservado.
  • A nossa recomendação é que o café não seja adoçado, pois assim mantém o seu puro sabor. Mas, caso queiram adoçar, a melhor opção é o açúcar, porque confere mais sabor. O adoçante deve ser a primeira opção para quem tem que controlar o consumo de doces e calorias.
  • Para fazer o café perfeito, é preciso acertar a proporção. Se for café em pó com filtro de papel, recomendamos cinco ou seis colheres de café a cada um litro de água. E mais importante: o ideal é que a água não chegue ao ponto de fervura.
  • Falando em filtros, o de papel é mais higiênico, já que é um novo a cada vez. Porém, o de pano deixa o café mais encorpado, mas é preciso ter cuidado: ele tem que ser muito bem higienizado, lavando antes e após a utilização, para conservá-lo por mais tempo.
  • Todo mundo gosta de um café com um complemento especial, como chocolate e chantili. Mas é preciso ficar alerta quanto a quantidade consumida dessa forma. Esses complementos tem muitas calorias, então devem ser consumidos com nosso cafezinho moderadamente.
  • Por fim e não menos importante: tomar o café na hora que ficar pronto. Se consumido algum tempo depois, ele acaba perdendo um pouco o sabor original, e o bom é tomar o café com aquele gostinho que todos conhecemos. Mas, não se preocupe, consumir depois não tem nenhum risco, os nutrientes continuam intactos, apenas o sabor que é prejudicado.

Aproveite essas dicas e venha experimentar os cafés do Café do Porto!